Alimentação funcional: saiba como pode te ajudar a emagrecer

Não por acaso a alimentação funcional recebe este nome já que, nesta estratégia alimentar, o objetivo é consumir alimentos que são escolhidos de acordo com suas funções no organismo. Ajudar a emagrecer é apenas mais um dos benefícios, além do aumento da disposição, da regulação do intestino e muitos outros. Conheça como a alimentação funcional faz parte do Método 5S. Continue lendo!

No Método 5S pensamos no corpo como um todo, por isso, além de emagrecer é preciso pensar no bem-estar geral do paciente. Isso inclui a disposição em realizar atividades do dia a dia, funcionamento do metabolismo e até o ritmo intestinal, como orienta o Conselho Federal de Nutricionistas.

Assim, uma alimentação funcional é aquela que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde. Em outras palavras, escolhemos os alimentos com base em suas funções para o organismo, os chamados compostos funcionais. Alguns estão inclusive associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas, além de ajudar a emagrecer e combater a obesidade.

Alguns exemplos de compostos funcionais são os Sulfetos alílicos, encontrados no alho e na cebola e que reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico; os Indóis e Isotiocianatos, indutores de enzimas protetoras contra o câncer encontrados na couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete e mostarda; e o Ácido a – linolênico, responsável por estimular o sistema imunológico e com ação anti-inflamatória, esse composto você encontra nos Óleos de linhaça, colza, soja, nozes e amêndoas.

Como funciona a alimentação funcional

Para obter sucesso no Método 5S com a alimentação funcional você deve seguir sempre à risca as orientações da sua nutricionista na clínica licenciada 5S. Uma indicação essencial é nunca pular refeições! Tire um tempo do seu dia para se sentar à mesa e saborear a refeição, você merece esse momento. Além de desfrutar as refeições, esse hábito te ajudará a sentir saciedade por um tempo maior, evitando beliscar fora dos horários e ajudando a emagrecer.

Outra dica muito importante é variar nas opções a cada dia, assim você garante uma variedade nutricional e evita a monotonia, sempre seguindo as orientações da coach, é claro! Emagrecer se torna sustentável, sociável, saudável, simples e saboroso com o Método 5S. Conheça!