Câncer de Mama: estar acima do peso é um fator de risco

A relação entre o câncer de mama e a obesidade é estudada por especialistas em todo o mundo. Neste mês, por conta da campanha de conscientização Outubro Rosa, fala-se ainda mais sobre a luta contra a doença. Médicos apontam que emagrecer e perder peso pode ajudar a evitar o câncer de mama, já que a obesidade está entre os fatores de risco para mulheres.

Outras práticas que aumentam o risco da doença são sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição frequente a radiações e uso de contraceptivos hormonais, além da idade e de casos de câncer de mama na família.

Para o médico Vitor Sorrentino, é importante que mulheres adotem práticas que as levem a um estilo de vida mais saudável. “Obesidade e sobrepeso são fatores de risco. Por isso, o ideal é que mulheres priorizem dietas saudáveis e evitem processados, industrializados e açúcar. Essas mudanças podem contribuir para uma vida mais saudável”, completou.

Sintomas

Se cuidar e buscar uma dieta saudável para emagrecer é o primeiro passo, mas também é importante que as mulheres observem o próprio corpo. Seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, fique atenta às descobertas casuais de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: nódulo fixo, endurecido e, geralmente, indolor; alterações no mamilo e pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço.

Conheça o Método 5S!

Se você está em busca de dietas saudáveis, que tal conhecer um pouco mais sobre o Método 5S? Mais do que apenas uma dieta para emagrecer, é um estilo de vida.

O método 5S une várias ferramentas para o tratamento da obesidade de forma simples: equipe multidisciplinar, acompanhamento próximo ao paciente, reeducação alimentar simples e suplementação de nutrientes de forma adequada.

Gostou das sugestões? Fique ligado nos posts do blog do Método 5S e saiba como tornar sua rotina mais prática. Você terá sempre por aqui uma dica excelente!

Fonte: Dr. Vitor Sorrentino – médico