Dieta saudável é chave no combate à obesidade infantil

Vivemos em um momento em que os índices de obesidade infantil crescem assustadoramente em todo mundo, e no Brasil não é diferente. Quem trabalha com assistência à infância pode observar que houve uma mudança no perfil dos pacientes. Não atendemos mais crianças desnutridas com baixo peso, mas sim crianças obesas com desnutrição devido à falta de uma dieta saudável.

Obesidade associada à desnutrição caracteriza o que chamamos de Fome Oculta, que já é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso ocorre porque comer não significa nutrir. Quando ingerimos um alimento, a digestão já se inicia na boca, porém ele passará por diversas etapas complexas até culminar na absorção dos nutrientes no intestino. Depois, esses nutrientes ainda serão metabolizados e transportados para nossas células, para poder gerar energia e funcionar adequadamente.

Processados podem prejudicar a alimentação da criança

Com o processo de industrialização dos alimentos, cada vez perdemos mais em densidade nutricional, já que produtos processados e ultraprocessados são pobres em nutrientes e ricos em calorias e aditivos químicos. Tratar obesidade infantil não é simples, mas extremamente complexo porque exige o conhecimento de todo esse processo e também o acolhimento das famílias.

A falta de tempo para se exercitar e cozinhar é regra hoje em dia e leva as famílias a optarem por praticidades, como substituir uma refeição com alimentos permitidos e saudáveis, por industrializados ricos em calorias vazias e pobres em nutrientes. As crianças passam cada vez mais tempo em seus smartphones, perpetuando o ciclo vicioso da obesidade infantil que, por sinal, é muito difícil de ser quebrado.

Tratamento 5S Kids

O método 5S kids uniu tudo o que é importante para que o tratamento da obesidade infantil seja um sucesso de maneira simples: equipe multidisciplinar, acompanhamento próximo ao paciente, reeducação alimentar simples e suplementação de nutrientes de

forma adequada. Por esse motivo os resultados são surpreendentes e muito superiores a outros tipos de modelos. E o mais importante: o método permite que as crianças possam emagrecer com saúde.

Obesidade infantil x família

A obesidade infantil é um problema seríssimo de saúde pública. Todos os esforços devem ser feitos para modificar essa realidade, já que nossas crianças são o futuro de nosso país. Adolescentes obesos têm grandes chances de se tornarem adultos obesos e com doenças crônicas. Portanto, é importante que este assunto seja encarado como um problema de todos e acompanhado pela família de perto!

Fonte: Dra. Natalia Almeida, Pediatra e Endocrinologista Infantil do 5S