O que significa ser um falso magro?

Você já ouviu falar em falso magro? Sabe o que significa essa expressão e quais os riscos à saúde? Trata-se de pessoas com a aparência magra, principalmente quando estão vestidas, mas que acumulam gordura localizada em algumas regiões, sobretudo na barriga.

Para se ter ideia do grande perigo disso, de acordo com uma pesquisa publicada no “New England Journal of Medicine”, a gordura no abdômen, pode desencadear um risco até duas vezes maior de morte, quando comparado às pessoas que estão acima do peso, mas que têm as “gordurinhas” distribuídas por todo o corpo.

Como saber se sou falso magro?

Pessoas que não estão necessariamente acima do peso ou possuem um percentual de gordura elevado podem ser consideradas “falsas magras”. Entre as características desta condição, ainda estão a dificuldade para ganhar massa muscular e o acúmulo de gordura em áreas específicas como abdômen, peitoral, flancos e pernas.

O que pode levar alguém a ser um falso magro?

Os três principais fatores que podem levar uma pessoa a se tornar falsa magra são:

1. Sedentarismo: levar uma vida sem praticafalso r atividades físicas está diretamente relacionada com a perda de massa muscular. Nesses casos, o acúmulo de gordura em locais específicos acontece com uma facilidade muito maior. Isso porque, quanto menor a quantidade de massa muscular de uma pessoa, mais lento tende a ficar seu metabolismo, o que resulta, diretamente, na gordura localizada.

2. Alimentação: é comum que durante a infância, adolescência e juventude, a dieta alimentar de grande parte das pessoas se baseie em frituras, doces e refrigerantes. Isso acontece porque, nessas fases ainda não há noção das graves consequências para saúde que podem ser geradas. No entanto, por mais que não seja totalmente perceptível, o corpo perde massa muscular lentamente e acumula gordura. Na fase adulta, os efeitos começam a ser observados e os prejuízos, sentidos.

3. Genética: os genes FTO, MC4R e PPARG, presentes na informação genética de algumas pessoas, contribuem para o aumento do índice de massa corporal e acúmulo de gordura, quando alterados.

O que fazer para evitar ou tratar este problema?
  • Aumentar o consumo de fibras, presentes em legumes e vegetais, pois são essenciais para que o intestino funcione perfeitamente

  • Aumentar o consumo de proteínas magras como frango, maminha e peixes claros, pois são capazes de aumentar a quantidade de massa muscular e, consequentemente, acelerar a queima de gordura;

  • Praticar exercícios físicos regularmente, incluindo os aeróbicos.

Campanha 5S

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