Gordura localizada e visceral: alerta para grandes perigos!

Você sabia que houve uma época em que a obesidade era símbolo de fartura, padrão de beleza e até mesmo de saúde e bem-estar? Com a evolução da ciência e da medicina, foi possível perceber que, na verdade, era um caso sério. Responsável por contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, entre outras. Vamos falar sobre isso?

O famoso “pneuzinho” e seus riscos para saúde!

Sabe aquele “pneuzinho” localizado no quadril, na barriga ou nas costas? Chamado de gordura localizada, é causado, na maioria dos casos, por problemas hormonais ou um estilo de vida pouco saudável, e requer muito cuidado e atenção!

Mais do que a estética, a gordura localizada pode resultar em sérios problemas, como o entupimento das artérias, atrapalhando na circulação sanguínea e podendo diminuir o suporte nutricional e a oxigenação. Além potencializar o risco de infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco).

Perder peso ajuda a adquirir uma vida com mais qualidade. Então, se você está em busca de um emagrecimento saudável, comece aumentando o consumo de água, pois além de ajudar a transportar algumas substâncias, é capaz de manter o equilíbrio corporal e acelerar o metabolismo. E, claro, busque uma dieta saudável: evite os produtos industrializados, enlatados e processados, isso porque são ricos em gorduras e sódio, que ajudam na retenção de líquido, o que proporciona maior inchaço.

Corpo com formato de maçã!

A chamada gordura visceral é aquela que se acumula nas camadas profundas do abdômen, envolvendo órgãos internos, como o coração, fígado, estômago, rins, intestinos e pâncreas. Além disso, aumenta a inflamação nos órgãos e reduz a quantidade de adiponectina, um hormônio essencial para a queima de gordura. Está também, diretamente, associada ao aumento de doenças cardiovasculares, da insulina e glicemia, hipertensão e síndrome metabólica.

Para reverter este quadro, busque um estilo de vida com bons hábitos e uma dieta saudável. Abandonar o sedentarismo, o tabagismo e o consumo de álcool é essencial. Uma alimentação nutricional balanceada também faz toda a diferença!

#EuSaudável

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Fonte: Dr. Tulio Sperb CRMMG: 48.256 / Cardiologista RQE 30.976