Obesidade, câncer e a saúde do homem

O Novembro Azul é um mês de alerta para os cuidados com a saúde do homem, em especial a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Muitas pessoas não imaginam, mas a obesidade é um fator de risco para o câncer. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma dieta saudável pode diminuir as chances da doença, já que a alimentação é responsável por até 20% dos casos de câncer no Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Segundo o médico Vitor Sorrentino, emagrecer e perder peso estão entre as indicações para prevenir a doença. “Uma alimentação adequada é fundamental para combater a obesidade e, consequentemente, diminuir o risco do câncer. Além de adotar uma dieta saudável, é importante realizar o exame de próstata, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, explicou.

Outra prática que aumenta o risco da doença é o sedentarismo, além do aumento da idade e de casos de câncer na família.

Sintomas

Muitos estudos relacionam a obesidade ao câncer de próstata. Em homens obesos ou com sobrepeso, os tumores são ainda mais agressivos, já que a gordura cria um ambiente favorável ao crescimento das células cancerígenas.

O primeiro passo a ser tomado é buscar uma dieta saudável para emagrecer, e também ficar atento e observar alguns sintomas que podem surgir: vontade frequente ou dores ao urinar, dores ósseas ou presença de sangue na urina.

Conheça o 5S!

Se você está em busca de um novo estilo de vida, que tal conhecer mais sobre o 5S? Muito mais que uma dieta para emagrecer, ele une várias ferramentas para o tratamento da obesidade de forma simples: equipe multidisciplinar, acompanhamento próximo ao paciente, reeducação alimentar simples e suplementação de nutrientes de forma adequada.

Fique atento aos posts de nosso Blog e saiba como ser mais saudável de forma prática!

Fonte: Dr. Victor Sorrentino – Médico