Sono e emagrecimento: entenda mais sobre essa relação!

Sair de casa cedo, trabalhar praticamente o dia todo e voltar tarde da noite faz parte da rotina de muita gente! Se isso acontece com você, provavelmente, em muitos momentos na hora de dormir ao invés de se concentrar e pegar no sono, se preocupa com problemas ou pendências, não é mesmo? Mais que isso: você sabia que a falta de sono pode influenciar também na dificuldade em emagrecer com saúde?

A ciência comprova!

Um estudo publicado na revista Science Advances, no último ano, comprova que uma boa noite de sono tem função essencial no processo metabólico. Nesta pesquisa, um grupo de homens forneceu amostras de gordura e músculos em dois dias diferentes: o primeiro após uma noite de sono adequada; e o segundo após as mesmas pessoas ficarem acordadas durante toda a noite.

O resultado foi certeiro: os tecidos adiposos coletados da noite sem dormir tiveram como resultados níveis distorcidos e diminuição na proteína estrutural, além de alterações que poderiam promover maior armazenamento de gordura no corpo.

Perigo: hormônios da fome

Sabia que durante o sono nosso organismo libera hormônios que regulam o metabolismo? A grelina e a leptina são dois deles, que apesar de opostos, caminham juntos. O primeiro tem a função de aumentar o apetite, e o último é responsável por proporcionar a sensação de saciedade. Não tem jeito: caso tenha um sono adequado, a produção de grelina diminui e a de leptina aumenta, ou seja, diminui-se o apetite e amplia a sensação de saciedade. Caso contrário, a grelina aumenta, e consequentemente, a fome também.

Apneia do sono x obesidade

Há pessoas que, durante o sono, sofrem com interrupções da respiração. Chamado de apneia do sono, esse distúrbio faz com que o cérebro se desperte, reduzindo o tempo necessário de descanso do corpo e da mente. E é claro que isso resulta diretamente em cansaço e fadiga durante o dia, além da dificuldade de concentração. Logo, o organismo reage com a ansiedade, e a consequência disso é o aumento do consumo de alimentos ricos em açúcar, carboidratos e frituras, o que passa beeem longe de uma dieta saudável!

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Fonte: Dr. Tulio Sperb CRMMG: 48.256 / Cardiologista RQE 30.976